Páginas

Manual de sobrevivência do ENEM


Gente o ENEM tá chegando e tem um monte de gente que vai fazer ele pela primeira vez . Ansiosos? Eu lembro bem como é essa sensação e confesso que o nervosismo de iniciante atrapalhou muito, e meu primeiro ENEM foi uma verdadeira bosta. Como já sou veterana e desde 2006 faço a prova todos os anos, vou passar um pouquinho da minha experiência pra vocês e dar algumas dicas, afinal esse será o meu 7° ENEM, vamos lá?

1. Eu sei que é fácil chegar e dizer pra vocês, não fiquem nervosas e relaxem, mas eu sei que isso não é algo que a gente controla então a dica é, tente ficar o menos possível. Se o local da prova é na sua cidade e melhor, você já conhece, já da pra ficar mais tranquila.


2. Água. Por favor, gente, esse item é tão importante quanto levar caneta pra prova. São no mínimo mais de três horas e meia de prova, esse é o tempo necessário pra você sair de lá levando o caderno de questões com suas respostas, pois eles não estão mais deixando copiar o gabarito em uma folha, ou seja, ou você espera esse tempo e sai com as respostas, ou não vai poder conferir depois, e terá que esperar o resultado final, que é bem demorado.

3. Leia com atenção os enunciados. Muitas vezes eles contém a resposta da própria pergunta, ou alguma dica que deixa claro que a resposta. Se você leu e viu que não sabe, passe pra outra e no final volte pra ela. No dia da redação, eu sempre escolho fazer ela antes de responder as questões, pois estou com a mente menos estressada e fica mais fácil desenrolar o tema proposto. Lembrem-se o peso da redação é muito maior, ela vale praticamente metade dos dois dias de provas, dediquem-se a ela.


4. Comidas. Vou confessar pra vocês que comida me relaxa e me ajuda em provas, costumo comprar muitas besteirinhas pra levar. Chocolates, salgadinhos e biscoitos. Mas o barulho das embalagens é um tormento em locais de prova, onde estão todos concentrados. Então, se você é feito eu e gosta de beliscar enquanto pensa, leve seus lanchinhos em potes de plásticos, assim você não terá aquele barulho irritante das embalagens e poderá comer em paz.


7. Canetas. Levem a canetas que eles pedem no cartão que recebemos com o local da prova. Aquela caneta básica de material transparente, que da pra ver o tubinho da tinta dentro. Não vamos querer perder a prova por causa de uma caneta né? Ah e levem mais de uma, por favor, não queremos correr o risco da caneta falhar bem no meio da prova.

6. Não levem o celular, de preferência. Têm locais que implicam mesmo com o celular. Teve ano que recebi uma bolsinha pra colocar o celular dentro e lacrar, outro eles guardaram em um local especifico e depois eu fui pegar. Esse ano não vou levar, mas se você  precisa levar, entre com ele desligado e de preferência tire a bateria, porque se pedirem pra você mostrar, é só tirar da bola.

7. Pontualidade. Não deixe pra sair de casa em cima da hora e não se esqueça de levar um documento com foto, é solicitado lá. E pra quem mora em locais sem horário de verão, não se esqueçam de que independente disso a prova é pelo horário de Brasília. Acredite, eu já perdi provas assim, pois esqueci que era pelo horário de verão e quando cheguei lá, o portão já estava fechado.


8. Cuidado na hora de marcar as resposta no cartão de resposta que você vai entregar. Já aconteceu comigo, na hora que eu estava marcando, por um vacilo, pintei a bolinha errada e perdi a questão. Fiquem ligados nessa hora e isso demora viu? No mínimo meia hora só pra transcreve r as resposta com atenção.

Acho que é isso pessoal, essas são as coisas que eu acho mais importante. Espero que ajudem vocês, principalmente quem vai fazer a prova pela primeira vez. E antes que me perguntem por que diabos eu continuo fazendo ENEM, eu respondo. É uma maneira de testar meus conhecimentos, tem anos que eu vou bem e tem anos que não, e já consegui entrar em duas universidades usando as notas do ENEM, e esse ano quero tentar um novo curso. O ENEM, no meu ponto de vista, tem ficado mais difícil a cada ano, as questões estão mais elaboradas, lembro que nos 3 primeiros anos que fiz, as perguntas eram muito relacionadas a fatos cotidianos, aplicados as matérias que vimos na escola, e 90% da prova era assim, as de hoje só tem 20% de questões nesse estilo. Então, tem que se dedicar bem mais.


Boa sorte a todos nós que vamos a prova esse final de semana. Que consigamos alcançar nossos objetivos. Ah e se tiver alguém aqui, que já prestou ENEM outros anos, comentem suas experiências. Beijos :*



Curtam a Fan Page do blog ♥
Me sigam no Twitter
Me encontrem no facebook

4 comentários:

  1. Eita Enem rs não ficava nervosa em provas não kkkkkkkkkkk e nem levava comidinhas o que levava mesmo era canetas o estojinho completo de azuis kkkkkkkkkkkkkk
    BOA SORTE!!

    -Hoje tem uma resenha #delicinha no blog confira hehehe =)

    Beijoss *-*

    ==> Blog Resenhas da Pâm

    ResponderExcluir
  2. Amiga estoou muito nervosa!!! ano passado não fui muito
    bem na redação e esse ano estou com muito medo.
    Beijos'

    ResponderExcluir
  3. Aquele tipo de coisa que todo mundo sabe mas não custa nada lembrar não é mesmo? haha
    Ótimo post!

    isabelefarias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Adooorei as dicaaas! E amei a garrafinha (tenho até uma igualzinha rsrsrs)
    Ainda vai demorar para eu fazer a prova.. Mas.... Nervosismo a flor da pele! Muita responsabilidade pra duas provas.... ;S

    ResponderExcluir

Não vai sair sem deixar um comentário né?!

* Comente e eu retribuo;
* Deixe a sua URL para que eu possa te visitar;
* Não xingue;
* Não deixe comentários Ofensivos;


Meu e-mail para um possível contato é luanasphinelly@hotmail.com

Aceitamos, Dúvidas, sugestões, Criticas construtivas ou um simples elogio.
Se você leu essas regrinhas, tenha certeza de que vou retribuir sua visita!

Beijos, Luana Sphinelly.